Ministério da Saúde divulga critérios para vacinação contra a dengue

Imunização começará em fevereiro e abrangerá cerca de 500 municípios em 16 estados do país

Foi divulgado pelo Ministério da Saúde a lista de cidades que receberão a vacina contra a dengue e revelou também que a imunização começará em fevereiro e abrangerá cerca de 500 municípios em 16 estados do país. 

Apesar de ser o primeiro país do mundo a fornecer o imunizante gratuitamente, o Brasil conta com uma baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde receberá pouco mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões compradas do laboratório Takeda e 1,3 milhão doadas. 

A vacinação contra a dengue será realizada em duas etapas, com um intervalo de três meses entre as doses. No entanto, o volume de doses é limitado devido à capacidade de produção. Como resultado, o governo teve que definir critérios de priorização para a vacinação.  

O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos, pois elas estão entre o público com maior número de internações pela doença. Foram incluídos os municípios de grande porte, que são aqueles com mais de 100 mil habitantes e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”. 

O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação não será uniforme devido à disponibilidade de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas seja entregue até dezembro.  

O SUS oferecerá 6,2 milhões de doses com a Qdeng ao longo de 2024, mas a vacinação não será em larga escala. Como o imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações, cerca de 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas no próximo ano.  

As doses serão destinadas a “público e regiões prioritárias”, segundo a pasta, mas não foram fornecidos outros detalhes. As aplicações serão distribuídas ao longo do ano, de acordo com o calendário de entrega das doses pela fabricante, que deve ser o seguinte: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1,650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro e 421 mil em novembro. 

Desde que aprovada pela Anvisa em março, a vacina Qdenga tem sido disponibilizada por clínicas particulares. Agora, o imunizante do laboratório Takeda Pharma também faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que oferece vacinas gratuitas pelo SUS.