Lula nega amizade com Zanin, vídeo desmente: ‘é meu amigo’
Vídeo de Lula contradiz sua própria fala, que nega amizade com Zanin
O presidente Lula negou amizade com o indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, que trabalhou na defesa do petista nos processos da Operação Lava Jato. Durante entrevista a uma emissora de TV, Lula negou amizade com o advogado.
“Ele [Zanin] não era amigo, ele era meu advogado. É uma pessoa extremamente capaz. O Zanin foi escolhido porque o Zanin é um homem do presente e um homem do futuro. Ele é muito estudioso, ele é muito competente, muito dedicado e muito sério. Essas foram as razões pelas quais ele foi escolhido. E eu acho que ele vai ser um extraordinário ministro da Suprema Corte. E posso dizer que eu nunca vou precisar de um favor pessoal do Zanin, porque eu nunca vou fazer nada errado”, disse à RecordTV.
A agora negada amizade, já foi evidenciada pelo próprio Lula em entrevista do petista ao programa “O É da Coisa”, da Rádio BandNews FM e transmitido também no BandNewsTV.
Ao falar sobre Zanin (Veja abaixo), à época ainda não indicado, mas cotado ao STF, Lula se refere ao advogado pessoal como “amigo e companheiro”.
A indicação de Zanin por Lula acabou se concretizando. O nome do amigo do petista foi anunciado em primeiro de junho deste ano e já foi aprovado pelo Senado. A posse de Cristiano Zanin no STF deve ocorrer em agosto.