Lula é criticado por fala capacitista: ‘passou da hora de estudar mais’
Senadora Mara Gabrilli rebateu colocações do presidente
O presidente Lula foi duramente criticado por uma fala capacitista, termo que significa a discriminação de pessoas com deficiência, durante a live “Conversa com o presidente”. Lula disse que não seria visto de andador ou de muleta “vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado”, disse o petista,
A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que ficou tetraplégica após um acidente de carro em 1994, rebateu a fala do presidente.
“Lula tem uma visão distorcida e capacitista sobre as pessoas com deficiência. Caminhar, seja com andador, muleta ou cadeira de rodas não enfeia ninguém, tampouco subtrai o potencial do ser humano. E ainda demonstra o quanto essa pessoa deve lutar para conseguir exercer cidadania”, declarou a parlamentar.
Em entrevista ao jornal O Globo, a senadora foi mais dura nas palavras e disse que “passou da hora de o presidente estudar mais sobre o universo das deficiências”.
A fala de Lula ocorre poucos dias após o presidente compartilhar publicações sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.