Lira manda recado ao governo: ‘O Brasil não é o Brasil de 20 anos atrás’

Presidente da câmara diz que 'limites individuais diminuíram para todos'

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou nesta segunda-feira (15) que propostas estruturantes, já votadas pelo Congresso Nacional, deverão enfrentar grande resistência entre os parlamentares. A fala foi durante entrevista da qual participou o jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder, e que integra a equipe do programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes e do BandNews TV (veja a íntegra abaixo).

Lira citou a derrota do governo na votação que derrubou os decretos do presidente Lula sobre o Marco do Saneamento Básico como exemplo para ilustrar a mudança na política que, avalia o presidente da Câmara, conta com maior protagonismo do Congresso.

O governo como um todo, não só os articuladores políticos, precisa entender que o momento é diferente. Tem Lei de Responsabilidade Fiscal, Teto de Gastos, Banco Central independente, internet nos níveis que tem hoje e o Congresso com mais protagonismo. Os limites individuais diminuíram para todos”, avaliou Lira que ainda disse que “o Brasil não é o Brasil de 20 anos atrás”.

Lira ainda destacou que, em comum com o governo federal, há o interesse em pautas que promovam desenvolvimento econômico e social. Mas lembrou que, apesar do Executivo ser um governo de centro-esquerda, o Congresso eleito é mais conservador e que as pautas ideológicas são bastante diferentes.

“Pautas ideológicas não farão bem ao futuro político do pais”, avaliou Arthur Lira.

Também participaram da entrevista, dos estúdios em São Paulo, os jornalistas Thays Freitas e Pedro Campos.