Israel permite entrada de ajuda humanitária após pedido de Biden

Israel receberá ajuda de comida, água e remédios. Não foi comentado sobre o envio de combustível e geradores de energia para os hospitais

O governo de Israel confirmou que permitirá a entrada de ajuda humanitária a civis na Faixa de Gaza por meio da fronteira com o Egito, em Rafah.

A ajuda será limitada a comida, água e remédios. Não foi comentado sobre o envio de combustível e geradores de energia para os hospitais. A data das entregas também não foi informada. 

A decisão de liberar a ajuda humanitária ocorreu após o pedido do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que foi até Israel. 

“Diante do pedido do presidente [dos EUA, Joe] Biden, Israel não impedirá o envio de ajuda humanitária pelo Egito”, declarou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, acrescentando que a autorização valerá “na medida em que o abastecimento não chegue ao Hamas”, que governa Gaza. 

A travessia entre Egito e Gaza, Rafah, tem capacidade limitada e foi drasticamente danificada por bombardeios nos últimos dias. 

Segundo o governo de Israel, a entrada de ajuda humanitária pelo seu próprio território só será liberada depois que os reféns em poder do Hamas forem libertados.