Governador do DF assina decreto que amplia vagas no ensino infantil
A intenção, é de que a ampliação diminua as filas de esperas por vagas, avançando a educação infantil no DF
O governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou um decreto que permite que tanto escolas públicas, quanto escolas particulares, amplie suas instalações para atender mais alunos. O Governo do Distrito Federal (GDF) espera reduzir 20% a 30% (aproximadamente 2,8 mil e 4,2 mil vagas) das filas para vagas no ensino infantil.
O decreto autoriza que escolas atendam turmas do Maternal II até o primeiro pavimento, enquanto alunos de Berçário e Maternal I ficam restritos ao pavimento térreo. Todas as reformas devem seguir as normas técnicas e ser liberadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
“Só com essa assinatura e com o trabalho que vai ser feito nas creches já existentes e naquelas que vão ser construídas, a gente vai conseguir diminuir entre 20% e 30% o número de crianças que aguardam uma vaga nas creches do DF. É um avanço muito grande”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
O governador citou em seu discurso o avanço na educação infantil que as novas vagas vão gerar com a diminuição das filas e a criação do cartão creche, programa em que os pais recebem um valor para pagar a mensalidade de seus filhos em instituições credenciadas.
Segundo a secretária, o DF tem mais 17 instituições em construção, que devem ser entregues nos próximos meses. Até 2026 A meta do GDF é construir 40 unidades.