EUA lança nave espacial para importante descoberta no espaço
Um experimento da NASA vai analisar como as sementes das plantas são influenciadas pela radiação espacial prolongada
A exploração espacial teve um momento histórico nesta quinta-feira (28), a Força Espacial dos Estados Unidos lançou com êxito o avião espacial X-37B. O envio, feito pelo foguete Falcon Heavy da SpaceX, de Elon Musk, representa uma parceria inédita entre o setor militar e a indústria espacial privada.
O X-37B é uma nave espacial que pode ser usada e recuperada múltiplas vezes sem a presença de tripulação humana. Ela tem o tamanho aproximado de um ônibus escolar e pode levar até cinco toneladas de carga. Na sua sétima missão, chamada de OTV-7, a nave vai circular em órbitas altamente elípticas ao redor da Terra e perto da Lua. A missão também tem o objetivo de testar tecnologias espaciais futuras de vigilância, como sistemas avançados de sensores e de comunicação.
A bordo do X-37B, um experimento da NASA vai analisar como as sementes das plantas são influenciadas pela radiação espacial prolongada. Esse estudo é essencial para futuras missões de longa duração à Lua e Marte, onde os astronautas terão que produzir seus próprios alimentos. O X-37B é uma nave espacial secreta e os detalhes da sua missão são confidenciais. O envio é um progresso importante na habilidade dos EUA de enviar cargas pesadas para órbitas mais longínquas e manter a liderança na corrida pela exploração do espaço.
Veja fotos do lançamento:
1/4