Deputados querem que Congresso analise compra de aviões presidenciais

Novo quer frear compra de novo avião do Lula

Deputados do partido Novo apresentaram uma emenda com o objetivo de assegurar que a compra do novo avião presidencial passe pela aprovação do Congresso Nacional. 

“Propomos a presente Emenda para resgatar a moralidade e a impessoalidade na administração pública”, justifica a emenda emitida pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS). 

Os parlamentares criticam o presidente Lula pela ideia de comprar um novo avião, orçado em mais de R$400 milhões. O grupo de deputados concluíram que “a monta chama atenção, tendo em vista que o Presidente da República já possui aeronave para realizar viagens, bem como as demais prioridades orçamentárias que a FAB possui”.

A sugestão do partido surgiu pela repercussão do interesse do presidente Lula em adquirir uma aeronave mais confortável com nova cama de casal e sala de reunião. O partido argumenta que a proposta pomposa de Lula deve ser analisada  e condicionada à prévia aprovação pelo Congresso Nacional. 

Os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Adriana Ventura (Novo-SP) e Gilson Marques (Novo-SC), que assinam a proposta, destacam que é uma forma de assegurar um mínimo de responsabilidade na proposição de gastos secundários que podem gerar um impacto negativo nas contas públicas.