Veja milhares de páginas com detalhes de possível fraude nas inserções de rádio

Audiency lista os nomes das emissoras, as cidades e frequências em que funcionam, além dos horários, até os segundos, das propagandas

A denúncia feita pelo ministro Fábio Faria (Comunicações) com o esquema que resultou em profundo desequilíbrio de forças na campanha eleitoral presidencial neste 2º turno está acompanhada de, literalmente, milhares de páginas (links no final da matéria) e um detalhado relatório da empresa Audiency.

Nos documentos, a empresa de auditoria lista não apenas quantas rádios burlaram a regra que prevê exposição igualitária a ambos os candidatos.

A auditoria expõe o quão falho é o controle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Nordeste, por exemplo, a Audiency verificou 1.122 emissoras e apenas 37 (3,3%) cumpriram o que determina a legislação eleitoral, com a mesma quantidade de inserções entre os dias 7 e 14 de outubro.

A campanha do presidente Jair Bolsonaro teve mais inserções em 94 (8,38%) das emissoras e a campanha de Lula foi favorecida em 991 (88,32%) rádios pelo Nordeste.

A mesma situação se repetiu na região Norte, com 289 emissoras monitoradas e apenas 9 (3,11%) cumprindo a legislação, 26 (9%) com mais inserções de Jair Bolsonaro e 254 (87,89%) favorecendo Lula com maior número de propagandas.

 

 

Detalhamento minucioso

A Audiency é especializada nesse tipo de análise e forneceu não apenas a quantidade das emissoras, mas os nomes, as cidades e as frequências em que funcionam e os horários, até os segundos, em que as propagandas foram exibidas em cada uma delas.

Um dado curioso, que pode referendar a conclusão de que esse tipo de propaganda exerce muita influência sobre o eleitor é que Alagoas foi o único estado da região Nordeste em que Bolsonaro teve mais inserções que Lula, 3.347 a 3.312 e, coincidência ou não, foi o estado onde a votação foi mais apertada no 1º turno (Lula 56,05% x 36,05% Bolsonaro).

Desequilíbrio em números

Ao analisarmos as 20 rádios com maior número de inserções percebe-se a disparidade, especialmente no município baiano de Jeremoabo, que teve 859 propagandas de Lula exibidas em apenas uma semana, mais de 120 por dia.

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Confira abaixo, a quantidade de inserções que cada campanha teve, estado por estado, na primeira semana do segundo turno

Alagoas
PL – 3.347
PT – 3.312

Bahia
PL – 20.703
PT – 27.952

Ceará
PL – 15.981
PT – 17.195

Maranhão
PL – 3.706
PT – 4.420

Paraíba
PL – 8.904
PT – 9.634

Pernambuco
PL – 11.612
PT – 12.913

Piauí
PL – 2.886
PT – 2.935

Rio Grande do Norte
PL – 4.649
PT – 5.104

Sergipe
PL – 4.272
PT – 4.679

Clique nos links abaixo para acessar o detalhado relatório da Audiency.

Link 01

Link 02