Um ano após tremores em Maceió, posse legal chega a moradores de bairro em risco

TJAL, Anoreg e Conseg viabilizam regularização de posse de 350 imóveis de área de risco

Enquanto os maceioenses esperam pelas respostas das autoridades sobre as causas de tremores que agravaram há um ano as rachaduras no solo e em imóveis de um bairro de classe média de Maceió (AL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) assinaram e entregam nesta segunda-feira (25) o termo de cooperação do programa Posse Legal, que vai regularizar, gratuitamente, a posse de imóveis do bairro do Pinheiro. O lançamento oficial do programa será às 19h, na Igreja Batista do bairro.

“Essa é uma contribuição para materializar um ato de solidariedade com as pessoas que moram no Pinheiro e estão sofrendo com as rachaduras e ameaças de desabamento”, disse o presidente do TJAL, desembargador Tutmés Airan.

A ação vai contemplar, inicialmente, cerca de 350 famílias que estão na área vermelha de risco. Posteriormente, o benefício será estendido aos moradores das demais áreas. “Não vamos fazer um simples cadastro. Será certificado o exercício da posse, que vai permitir o acesso a direitos, como o aluguel social ou indenizações que porventura venham a existir”, explicou o coordenador do programa, juiz Carlos Cavalcanti.

De acordo com o presidente da Anoreg, Rainey Marinho, o que será feito é a regularização da posse, não da propriedade. “A propriedade é quando você passa para o seu nome o imóvel. A posse é quando você já está no imóvel e tem a expectativa de ser o proprietário um dia”. Ainda segundo Rainey, os imóveis em situação de litígio não serão contemplados. “A posse deve ser legítima e pacífica”, ressaltou.

Para o presidente do Conseg, Cacá Gouveia, o programa tem um importante alcance social. “A ação vai simplificar a vida dessas pessoas, que estão vivendo momentos de agonia e expectativa. Tudo o que os órgãos puderem fazer para trazer alento e simplificar a vida desses moradores tem que ser uma questão de ordem”, afirmou.

No lançamento do programa, à noite, será explicado aos moradores como ocorrerão os atendimentos e toda a documentação necessária para a participação no Posse Legal. A Igreja Batista do Pinheiro está localizada na rua Miguel Palmeira, nº 1.300. (Com informações da Dicom TJAL)