Turma do 'Sorriso de Plantão' terá programação junina

Palhaços doutores da Ufal levam alegria e são joão a hospitais

Durante todo o mês de junho o projeto “Sorriso de Plantão” fará suas atividades em clima junino. Vestidos a caráter e ao som de músicas e danças típicas, os palhaços doutores farão plantões nos sábados 18 e 24 de junho. Os plantões juninos devem levar a alegria e o significado da comemoração para dentro do ambiente hospitalar.

O hospital ganha uma decoração junina e os palhaços contagiam os pacientes, acompanhantes e até os profissionais para essa festa tão bonita e tão forte no nordeste brasileiro.

As atividades se baseiam na formação da quadrilha junina, das músicas, danças e brincadeiras que tenham a ver com o tema. Os hospitais assistidos pelo Sorriso de Plantão (SDP) são: Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Hospital Geral do Estado (HGE), Oncologia Pediátrica da Santa Casa – Unidade Farol e Clínica Infantil Dayse Brêda. No Hospital Universitário, o plantão junino acontece no próximo sábado (18) e conta com a participação de 20 palhaços doutores.

Sorriso de Plantão
O projeto Sorriso de Plantão acontece o ano todo, com um grupo de 105 palhaços doutores. O estudante universitário que se dispõe a participar do projeto passa por todo um processo de capacitação para aprender a se reinventar e transformar-se em palhaço doutor.

Segundo a professora Maria Rosa, coordenadora do projeto, o sentimento de gratidão e satisfação em ajudar o próximo se faz presente desde o início da transformação e é multiplicado durante a vivência dos plantões. “O aprendizado e a transformação é contínua. Cada plantão é único, assim como as experiências, os pacientes e todo universo envolvido na Ludoterapia Hospitalar”, conta.