Oposição quer convocar Mauro Vieira para explicar falta de embaixador no Catar

Situação é impasse para repatriação de brasileiros

O vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado Evair de Melo (PP-ES), apresentou à Comissão da Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), na Câmara dos Deputados, requerimento de convocação do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicar a ausência de embaixador brasileiro no Catar durante os últimos dois anos, situação que compromete o principal meio de interlocução em Gaza.

O requerimento de convocação está subsidiado pela coluna do jornalista Claudio Humberto, que abordou o assunto nessa quarta-feira (8). “Conforme noticiado, diplomatas experientes estão impressionados com os fracassos do Ministério das Relações Exteriores do governo Lula (PT) no conflito em Israel, da presidência rotativa do conselho de segurança da ONU à negociação para resgatar brasileiros”, justificou o parlamentar no corpo do requerimento”.

E completou: “tendo em vista a ausência de embaixador brasileiro no Catar, é imprescindível que o Governo ofereça esclarecimentos detalhados acerca das razões subjacentes a essa ausência e as consequências decorrentes neste período crítico”.