O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que após a aprovação da reforma tributária na Casa, o sentimento é de “dever cumprido”. O parlamentar reforçou que esta é a primeira reforma tributária aprovada desde a redemocratização e que a proposta é de interesse do país.
Lira avalia que o texto garantirá mais segurança jurídica ao país e agradeceu a todos os atores políticos pelo empenho na aprovação do texto. Ele afirmou que “o dia de hoje é importante para o país e que, após muitos anos, a reforma tributária foi finalmente aprovada”.
A expectativa é que o presidente da Câmara encaminhe o texto para o Senado ainda nesta sexta-feira (7). Ele afirmou que o Senado terá liberdade para discutir a proposta, mas que a espinha dorsal da reforma deve ser mantida. Lira espera que o Senado vote e que o texto volte à Câmara para que as conversas se afinem e um consenso seja construído.
Sobre o projeto do Carf, Lira destacou que a proposta vai ajudar o “arcabouço fiscal”. Ele destacou ainda que todos sabem da dificuldade legislativa com pautas da Receita Federal e que a matéria decidirá trilhões de reais para o país.
Em relação ao marco fiscal, Lira afirmou que a análise das alterações do Senado no projeto deve ficar para agosto. O parlamentar disse que haverá mínimas alterações no texto aprovado pela Câmara, mas o relatório ainda precisa ser disponibilizado aos líderes.