Tribunal absolve Rafael Barbosa e o Icipe da acusação de improbidade

Diretor do hospital relembra o sofrimento de dirigentes, funcionários e pacientes do Hospital da Criança

Os desembargadores da Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF absolveram por unanimidade o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa e o Icipe (Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada) da acusação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Ex-secretário de Saúde do governo Agnelo Queiroz (PT), o médico Rafael Barbosa era o principal réu dessa ação do MPDFT por haver inaugurado o Hospital da Criança de Brasília e iniciado a construção do seu Bloco 2. Ele disse que recebeu a sentença “com muita serenidade”.

“Acredito na Justiça, e com ela a cada dia vou provando o meu compromisso que sempre tive com a Saúde Publica do DF”, disse ele ao Diário do Poder, mal contendo a emoção.

A ação questionava o contrato de gestão firmado pelo governo e o Icipe, organização social sem fins lucrativos. O presidente da entidade, Newton Alarcão, afirmou que a sentença tranquiliza a diretoria e também os pais das crianças que são pacientes e os funcionários.

“Recebi a notícia com muita alegria”, comemorou o superintendente executivo do hospital, Renilson Rehem, lembrando o longo sofrimento com os ataques dos procuradores. “Isso é muito ruim, porque tira nosso foco. O que a gente quer fazer é administrar o hospital e cuidar das crianças”, disse.

Desde 2016 O MPDFT aponta supostas irregularidades na escolha do Icipe para gerir a unidade, mas isso não foi confirmado pela Justiça.