Transporte público passa por fiscalização nas próximas semanas

Operação Hefesto inspeciona itens de acessibilidade da frota do DF

Auditores fiscais da Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal começam inspeções nos itens de acessibilidade para pessoas com deficiência do transporte público, nesta segunda. A operação batizada de Hefesto, que acontece até a primeira semana de abril, fiscaliza cerca de mil ônibus.

Aspectos como funcionamento do elevador para cadeira de rodas, visores dos itinerários, condições dos assentos reservados e o espaço reservado para cadeirantes são alvos da inspeção. De acordo com a Secretaria de Mobilidade, essa é a primeira operação de três previstas para este ano.

Na primeira semana, a fiscalização acontece nas garagens. Na próxima etapa, os auditores acompanham as viagens como se fossem passageiros, para analisar também a prestação de serviço de motoristas e cobradores. A primeira empresa inspecionada foi a Viação Piracicabana. Antes de sair às ruas, 189 veículos passaram pela verificação, feita também em itens como faróis, pneus e outros itens de segurança.

No caso de irregularidade e mau funcionamento do veículo, a empresa será multada em R$ 450, e o ônibus retirado de circulação. Em caso de reincidência, uma nova multa será dada, com o valor de R$ 900. Já os funcionários que não prestarem o serviço devido serão chamados à Secretaria de Mobilidade para dar esclarecimentos, podendo passar por um curso de reciclagem.