TCDF vai recolher 300 amostras do asfalto novo nas próximas semanas

Os técnicos avaliam a regularidade e a qualidade dos serviços

O corpo técnico do Tribunal de Contas do Distrito Federal vai a campo novamente nos próximos dias para colher mais amostras da pavimentação nas vias urbanas do DF. A ação integra a Inspeção autorizada sobre o Programa Asfalto Novo (Processo 6684/2013), que avalia a regularidade e a qualidade dos serviços de pavimentação recentemente executados no DF. Até meados de junho, serão retiradas aproximadamente 300 amostras no Plano Piloto, o que permitirá a elaboração de um relatório completo sobre a etapa 1 do programa.

Na quarta-feira, dia 03 de junho de 2015, o corpo técnico estará no Eixo Monumental. Os auditores do TCDF também vão remover pequenas amostras da capa asfáltica da L2 Norte, L3 Norte e vias da Universidade de Brasília. O Tribunal vai avaliar se a pavimentação está de acordo com as normas técnicas e com o projeto das obras rodoviárias previsto no Programa Asfalto Novo.

Desta vez, a fiscalização conta com a colaboração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), que cedeu equipamentos e o laboratório para a realização dos testes. Serão analisados, por exemplo, a composição da massa asfáltica, os índices de compactação do asfalto; a espessura e a densidade das camadas; o nivelamento da pista; e a qualidade do material aplicado.

No dia 09 de abril de 2015, foram retiradas 14 amostras da L2 Norte. O projeto da obra de recapeamento na via previa uma camada de asfalto de cinco centímetros. No trecho fiscalizado, foram retiradas amostras com espessuras bem menores que a prevista. Mas a quantidade ainda é pequena para que haja resultados conclusivos, por isso, o TCDF vai retirar mais 300 amostras só no Plano Piloto. Depois de concluir a fiscalização na Asa Norte, os auditores seguem para a Asa Sul.

Programa Asfalto Novo

As licitações lançadas em 2013 para recuperar as pistas do DF tiveram o valor inicial estimado em R$ 457.869.430,87. O Programa Asfalto Novo, etapas 1 e 2, engloba todas as Regiões Administrativas do DF. “O Tribunal vai avaliar tanto a questão técnica, quanto econômica para que a população do Distrito Federal tenha acesso a um asfalto de qualidade, durável, e com preço justo”, afirmou o presidente do Tribunal de Contas do DF, Conselheiro Renato Rainha. A intenção dele é adquirir um laboratório para que o TCDF possa atuar no momento em que a obra estiver sendo realizada para evitar possíveis prejuízos. (TCDF)