TCDF vai fiscalizar recapeamento de vias em Taguatinga e Águas Claras

Objetivo é avaliar se o trabalho está de acordo com as normas

Os auditores do Tribunal de Contas do Distrito Federal vão a campo nesta quarta-feira, dia 22 de julho de 2015, para fiscalizar o recapeamento asfáltico que está sendo feito em vias de Taguatinga e Águas Claras. O corpo técnico do TCDF vai colher amostras utilizando uma sonda rotativa. O objetivo é avaliar se a pavimentação está de acordo com as normas técnicas e com o projeto das obras rodoviárias previsto na Etapa 2 do Programa Asfalto Novo. 

O TCDF também deu início, esta semana, no laboratório da Universidade de Brasília (UnB), à análise de mais de 300 amostras retiradas no Plano Piloto. A medida permitirá a elaboração de um relatório completo sobre a Etapa 1 do programa. Os auditores do Tribunal estão avaliando, por exemplo, os graus de compactação do asfalto. Quanto melhor a compactação, mais durável é o pavimento. Os resultados também vão revelar a flexibilidade e resistência do concreto utilizado; a espessura e a densidade das camadas; e o nivelamento da pista.

Com as amostras retiradas da capa asfáltica vai ser determinado, ainda, o teor de ligante existente no pavimento, ou seja, a quantidade de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) que confere a coesão entre os outros componentes da massa asfáltica. Com esse exame, é possível saber se o percentual aplicado na mistura corresponde à taxa definida no projeto original da obra e se obedece à quantidade prevista nas normas técnicas. 

Irregularidades nos resultados de qualquer uma das análises, podem comprometer a qualidade da obra e resultar em superfaturamento. (TCDF)