Suspensão de voos do Reino Unido não restringe volta de brasileiros, diz Itamaraty

Ministério rebateu em nota acusações de brasileiros que reclamam que não conseguem voltar ao país

Após brasileiros reclamarem de dificuldade de voltarem ao Brasil, o Itamaraty afirmou, em nota divulgada nesta segunda-feira, 28, que a suspensão temporária de voos do Reino Unido para o Brasil não restringe a volta de brasileiros.

O Brasil proibiu a entrada de voos com origem ou passagem pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte desde a última sexta-feira, 25, devido à descoberta de uma nova cepa do coronavírus que seria até 70% mais contagiante. A proibição, porém, não atingiria brasileiros natos.

“O Consulado-Geral tem ressaltado que a portaria interministerial que suspendeu os voos em nada restringe o direito dos nacionais retornarem ao país; lembrado a necessidade de apresentação de teste negativo de COVID e de declaração de saúde para chegadas ao Brasil a partir de 30 de dezembro; e indicado as conexões disponíveis em capitais europeias para o deslocamento do Reino Unido ao Brasil.”

Na nota, o Itamaraty disse ainda que o consulado em Londres está “particularmente atento” aos brasileiros em situação de vulnerabilidade, “aos quais oferece toda a assistência possível”.

No entanto, as companhias aéreas cancelaram os voos ao Reino Unido e os brasileiros estão sem meios para voltar ao Brasil.

Contato

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil abriu mais um canal para esclarecer dúvidas sobre a suspensão dos voos procedentes do Reino Unidos ao país desde o último dia 23. As informações poderão ser prestadas por meio do Consulado-Geral em Londres, por e-mail

No Brasil, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores está à disposição via site.