STJ mantém condenação de José Roberto Arruda

DF: Superior Tribunal de Justiça nega recurso e mantém condenação de Arruda

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou há pouco o recurso especial do ex-governador José Roberto Arruda (PR) que tentava reverter condenação do Tribunal de Justiça do DF por improbidade administrativa. Por 3 votos a 1, os ministros da 1ª Turma do STJ negaram o pedido cautelar da defesa do ex-governador, que alegava que o juiz responsável pela condenação em primeira instância, Álvaro Ciarlini, seria suspeito para julgar ações relativas à Operação Caixa de Pandora.

O relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, acatou os argumentos da defesa, mas foi voto vencido: os ministros Benedito Gonçalves, Sérgio Kukina e Regina Helena Costa negaram o pedido de recurso.

Apesar da decisão do STJ, José Roberto Arruda pode continuar sua campanha até o término do julgamento de todos os recursos, em todas as instâncias. Na noite desta terça-feira (9), o Tribunal Superior Eleitoral julga embargos de declaração apresentados por Arruda para tentar alterar a sentença que ratificou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de impugnar sua campanha. Arruda e seus advogados já prometeram ir até o Supremo Tribunal Federal para garanitr a candidatura.