STJ liberta jornalista Arimatéia Azevedo depois de prisão preventiva de 160 dias

Revogação da prisão foi feita após julgamento na 6ª Turma com voto da ministra Laurita Vaz

O jornalista Arimatéia Azevedo, colunista do Portal AZ, foi preso preventivamente e mantido em prisão domiciliar durante 160 dias depois de divulgar reportagens sobre erros médicos cometidos pelo cirurgião plástico Alexandre Andrade.

Segundo o AZ, após a primeira reportagem, que divulgou documentos e imagens do caso, os advogados do cirurgião enviaram uma nota de esclarecimento. “Uma nova matéria foi ao ar no mesmo destaque que a anterior e com a mesma divulgação nas redes sociais”, diz o AZ.

Apesar do direito de resposta ter sido concedido e exercido, o jornalista foi preso “acusado de ter praticado extorsão contra o médico” e o Portal AZ foi proibido de publicar novas reportagens sobre o assunto.

“Além da prisão, Arimatéia Azevedo estava proibido de trabalhar, teve sua imagem explorada negativamente em diversos sites locais, emissoras de televisão e no rádio, sem poder dar a verdadeira versão dos fatos. Sem voz, sem espaço e censurado pela justiça do Piauí, Arimatéia não teve chance de defesa”, afirma a reportagem no AZ.