China emite regulamento para armazenamento de soja importada

O país quer que toda soja importada seja estocada em armazéns específicos antes de passar por quarentena e entrar no mercado doméstico

A China, maior compradora de soja do mundo, emitiu um regulamento exigindo que a soja importada seja armazenada antes de entrar no mercado, de acordo com sua agência alfandegária nesta segunda-feira (10).

A regulamentação obriga o importador a encaminhar a soja para armazéns específicos antes de obter permissão de quarentena para entrar no mercado doméstico.

Em maio deste ano, três comerciantes de soja disseram à Reuters que a China está aumentando a taxa de inspeções em cargas de soja importadas, o que atrasou ainda mais os tempos de liberação. Além disso, o país está buscando diversificar suas origens de importação de soja para garantir o abastecimento da oleaginosa.

A China tem planos ambiciosos para aumentar a produção doméstica de soja em 40% nos próximos quatro anos, já que uma dependência excessiva das importações do produto continua a levantar preocupações sobre a segurança alimentar do país.

No entanto, mesmo com o aumento na produção doméstica, o volume de soja que deve ser importado ainda é grande, o que significa que a China está longe de preencher a lacuna no fornecimento doméstico