SP retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre

O uso da proteção continuará obrigatório em ambientes fechados, como salas de aula, transporte público, escritórios de trabalho, cinemas e teatros

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou o fim da obrigatoriedade  do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos a partir desta quarta-feira, 9. O uso da proteção permanece obrigatório em ambientes fechados, no transporte público e dentro das escolas. O novo decreto foi publicado no início da tarde em edição extra do Diário Oficial desta quarta.

“Pessoas que ainda desejarem fazê-lo, por óbvio, poderão, como medida protetiva e decisão individual, mas não mais como obrigatoriedade, não mais como determinação legal do governo do Estado de São Paulo”, afirmou Doria durante a coletiva, realizada ao ar livre. O governador tirou a máscara para simbolizar a liberação.

A desobrigação do equipamento de proteção foi impulsionada pelos altos índices de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo. O Estado tem 84% da população geral com o esquema vacinal completo e mais de 70% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose.

Segundo o governador, as internações caíram 77% e os óbitos reduziram 56% no último mês. Nas próximas semanas, o governo reavaliará também a liberação em ambientes fechados.

A gestão estadual também anunciou nesta quarta a liberação de 100% do público nos estádios de futebol.

A liberação das máscaras era estudada desde o final do ano passado pelo Comitê Científico que orienta a gestão de Doria, mas foi adiada com a chegada e o avanço da variante ômicron.