Sindicalistas bloqueiam diversas vias do DF na manhã desta sexta

Balão do aeroporto, BR-020 e saída do Gama foram interditadas

O brasiliense, que já não pode contar com os serviços do transporte público nesta sexta (28), começou o dia enfrentando bloqueios em importantes vias da capital. As pistas de acesso ao Aeroporto Juscelino Kubitschek foram interditadas por um grupo de manifestantes, que colocou fogo em pneus para evitar a passagem dos motoristas.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas fizeram barricadas nos dois sentidos da pista. O Corpo de Bombeiro também foi acionado para apagar o fogo e liberar as vias. Até que os manifestantes fossem contidos, passageiros precisaram descer dos carros e seguir para o aeroporto a pé. As pistas já foram liberadas.

Segundo a Inframerica, quatro voos sofreram atraso e três foram cancelados por conta das manifestações da greve geral, convocada contra as propostas das reformas Trabalhista e da Previdência.

As outras vias que estão interditadas por manifestantes são a BR-070, que liga Águas Lindas ao Plano Piloto; BR-020, de Sobradinho a área central da capital; BR-040, que vem do Valparaíso; e Estrada Parque Núcleo Bandeirante.

Paralisação

O Sindicato dos Rodoviários e dos Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô/DF) confirmaram adesão à paralisação nacional. Durante toda esta sexta, não haverá circulação de ônibus e metrô. Os brasilienses estão recorrendo ao uso do transporte pirata para chegar ao trabalho nesta manhã.

Bloqueios no Eixo

As vias nos dois sentidos da Esplanada dos Ministérios estão interditadas, durante todo o dia, da altura da Rodoviária do Plano Piloto até o Balão do Presidente, na avenida L4 Sul. O bloqueio faz parte de um esquema de segurança, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Os estacionamentos dos Ministérios e das vias N1 e S1 também estão fechados.