Servidores protestam no Buriti após anúncio do GDF

O reajuste que deveria ser pago este mês não será efetivado

Os sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) vão protestar às 14h30 desta sexta-feira (14) em frente ao Palácio do Buriti por causa do anúncio do governador Rodrigo Rollemberg de não pagar o reajuste acordado às 32 categorias de servidores públicos.

O governador Rollemberg vai anunciar na manhã desta sexta o calote. A má notícia já era esperada pelo funcionalismo público, mas o governo adiou a oficialização da medida, enquanto buscava saídas para tentar resolver o problema. Rollemberg, entretanto, alega que não conseguiu recursos para garantir a concessão dos benefícios. A estimativa é que os reajustes salariais custariam R$ 120 milhões por mês aos cofres públicos.

Para a presidente do Sindicato dos Professores (Sinpro), Rosilene Corrêa, "o governo reafirma sua falta de compromisso com a população, que depende do serviço público, e desrespeita os direitos do servidor".

Os valores deveriam ter sido incorporados aos contracheques dos servidores públicos das 32 categorias no ano passado, mas, diante da crise econômica, Rollemberg adiou o pagamento da última parcela para outubro de 2016. A promessa, no entanto, não vai ser cumprida.