Inquérito aponta sabotagem durante greve do Metrô-SP
Conclusão do inquérito será encaminhada ao Ministério Público e à Justiça
O inquérito conduzido pela Polícia Civil de São Paulo concluiu que a interrupção no sistema elétrico que afetou a circulação dos trens na linha 9-esmeralda,da ViaMobilidade, no início de outubro, foi resultado de sabotagem.
O incidente ocorreu durante uma greve dos metroviários e ferroviários no dia 3 de outubro, e o trecho entre as estações Morumbi e Villa Lobos estava sendo utilizado como alternativa para os passageiros devido à paralisação no serviço público.
Funcionários da empresa encontraram diversos objetos arremessados tanto na rede aérea de energia quanto na linha férrea. Segundo o inquérito, sinais de vandalismo foram identificados em uma máquina de chaveamento de via próxima à estação Autódromo, onde a fiação foi completamente arrancada. Além disso, foram encontrados locais onde o gradil de proteção foi aberto para permitir a entrada dos responsáveis pela sabotagem.
Nos pontos onde ocorreu o vandalismo não possuíam monitoramento por câmeras de segurança, o que pode ter sido determinante para os responsáveis escolherem o local.
A conclusão do inquérito será agora encaminhada ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para análise. Ainda nesta terça-feira (28), os metroviários retomam com a paralisação das atividades para manifestar-se contra os planos de privatização do governador Tarcísio de Freitas.