Campeã de queixas, Enel só resolve 15,36% dos casos

Das 6.789 reclamações, só 1.043 foram resolvidas, irrisórios 15,36%

Desde que assumiu o controle da antiga Eletropaulo, a distribuidora de energia Enel figura no pódio de empresas com maior número de reclamações do Procon-SP. Dados mais recentes disponíveis indicam que em 2022 a Enel desbancou bancos, operadoras de telefonia e varejistas, os campeões de queixas.

Assumiu o segundo lugar desse ranking negativo. Das 6.789 reclamações, só 1.043 foram resolvidas, taxa irrisória de 15,36%. Em 2021, o resultado foi ainda pior e ficou no topo das mais reclamadas, só atendeu 6% das 12.766 queixas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os dados de 2023 ainda não foram consolidados, mas o painel do Procon registra impressionantes 16.488 reclamações contra a Enel.

O triste histórico iniciou em 2018, quando a Enel já figurava em 5ª posição. Em 2019 só resolveu 13% das 1.286 reclamações no Procon.

Em 2020, a empresa deu banana ao consumidor, assumindo a liderança nas queixas. Atendeu só 2% das 36.423 reclamações.