Rui e Ciço empatam com 31% da intenção de voto em Maceió

Ibope mostra duelo acirrada na briga pela Prefeitura

O cenário de polarização da disputa pela Prefeitura de Maceió foi confirmado pelos números da primeira pesquisa do Ibope sobre a intenção de votos dos eleitores da capital alagoana, divulgada na noite desta segunda-feira (22), pela TV Gazeta de Alagoas. Os candidatos Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) obtiveram 31% da preferência do eleitorado, cada um, na pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea, a diferença foi de um ponto percentual entre os líderes da disputa, a favor do peemedebista.

O terceiro colocado é o candidato João Henrique Caldas, o ‘JHC’ (PSB), com 11% das intenções de voto, seguido do candidato do Partido dos Trabalhadores, Paulão, que registrou 3%. Os demais candidatos, Fernando do Village (PMN), Gustavo Pessoa (PSOL) e Paulo Memória (PTC) tiveram 1% das intenções, cada um.

Encomendada pela TV Gazeta de Alagoas Ltda. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o protocolo Nº AL – 00088/2016, a primeira pesquisa desde o início da campanha registrou que 16% do eleitorado consultado declararam votar em branco ou nulo. E somaram 5% os eleitores que não sabem ou não responderam. No total, foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto de 2016. 

Com a margem de erro de quatro pontos da pesquisa, Rui e Ciço variam entre 27% e 35% das intenções de voto do eleitor. E o ex-candidato do PSTU, Paulo Falcão, que desistiu da disputa na semana passada, chegou a ser citado por menos de 1% na pesquisa.

Quando considerados apenas as intenções de votos válidos, Cícero Almeida e Rui Palmeira lideram a disputa com 39% cada. JHC fica com 14% das intenções; Paulão apresenta 4% e Paulo Memória, Fernando do Village, Gustavo Pessoa e Paulo Falcão ficam com 1% cada. 

Espontânea revela indefinição

De acordo com os números do Ibope, Cícero Almeida leva a melhor na pesquisa espontânea, quando não são dadas opções para o eleitor escolher o nome do candidato em uma lista. Nessa modalidade de consulta, o ex-prefeito Ciço foi citado por 16% das pessoas pesquisadas. A diferença é de um ponto percentual para Rui Palmeira, que obteve com 15% na escolha espontânea. Enquanto JHC foi lembrado por 4% dos eleitores e 1% disse que votaria em outros candidatos.

Neste início de uma curta campanha, o percentual ainda é enorme entre quem não optou por nenhum dos candidatos. São 64% sem candidato, divididos ente 25% que votariam branco ou nulo e 39% que não souberam ou não responderam.

O candidato Cícero Almeida obteve mais intenções de voto entre mulheres e entre eleitores com renda familiar mensal de até um salário mínimo. Já o candidato à reeleição Rui Palmeira, tem a preferência entre os mais jovens, com escolaridade de 5ª a 8ª série e também entre os votantes com ensino superior. Enquanto o candidato João Henrique Caldas, o JHC, foi melhor avaliado entre os homens. 

PT lidera rejeição

Com resultado semelhante ao de seu colega petista Reginaldo Lopes, que disputa a prefeitura de Belo Horizonte-MG com 3% de intenção de votos, o deputado federal Paulão (PT) foi o candidato que apresentou a maior rejeição durante a pesquisa do Ibope na capital alagoana, com um percentual de 41% da antipatia do eleitorado.

O ex-prefeito Cícero Almeida é o segundo da relação de candidatos que o eleitor disse não votar de jeito nenhum, com 34% da rejeição das pessoas pesquisadas. A rejeição do candidato à reeleição Rui Palmeira, é de 28%; JHC, tem 21%; Gustavo Pessoa, tem 18%; Paulo Falcão, com 18%; Fernando do Village, com 17%, e Paulo Memória, 15%.

Entre os entrevistados, 1% disse que "poderia votar em todos" e 11% disseram não saber ou preferiram não opinar. 

Perspectiva do eleitor

Quando o Ibope quis saber dos entrevistados quem seria o novo prefeito de Maceió, independentemente de suas escolhas, Cícero Almeida liderou as previsões de vitória, com 37% das opiniões, seguido por Rui Palmeira, com 32%; JHC, com 9% e Paulão, com 1%. Os outros candidatos não foram citados. E 20% dos entrevistados não souberam ou não responderam. 

A margem de erro estimada da pesquisa Ibope é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Já o nível de confiança é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Avaliação de governos

As gestões do prefeito Rui Palmeira (PSDB), em Maceió; Renan Filho (PMDB), em Alagoas; e Michel Temer (PMDB), na Presidência da República, também foram avaliadas pelos eleitores entrevistados pelo Ibope.

Veja os dados publicados pela TV Gazeta sobre a avaliação do governo de Rui Palmeira:

36% ótima ou boa,

37% regular,

25% ruim ou péssima,

2% não sabe ou não respondeu.

O Ibope apurou ainda que 52% declaram que a aprovam a forma como Palmeira vem administrando o município, enquanto 42% reprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 6%

Veja os números da avaliação do trabalho do governador Renan Filho:

32% ótima ou boa;

38% regular;

25% como ruim ou péssima;

5% não souberam ou não quiseram responder. 

O presidente interino Michel Temer tem a seguinte avaliação de sua gestão pelo maceioense:

46% ruim ou péssima;

32% regular;

14% boa ou ótima;

7% não sabiam ou não responderam

As áreas de saúde, segurança pública e educação foram apontadas como as mais problemáticas na capital alagoana. Geração de emprego, transporte coletivo e corrupção e rede de esgoto também estão entre as mais citadas pelos entrevistados.