veja quem são os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro
A eleição municipal ocorrerá no dia 6 de outubro (primeiro turno) com o objetivo de eleger um prefeito, um vice-prefeito e 51 vereadores responsáveis pela administração da cidade.
A eleição municipal da cidade do Rio de Janeiro em 2024 ocorrerá no dia 6 de outubro (primeiro turno) com o objetivo de eleger um prefeito, um vice-prefeito e 51 vereadores responsáveis pela administração da cidade no mandato a se iniciar em 1° de janeiro de 2025 e com término em 31 de dezembro de 2028. O prefeito titular é Eduardo Paes, do Partido Social Democrático (PSD), eleito em 2020 pelo Democratas (DEM). Pela legislação eleitoral, Eduardo Paes está apto para disputar a reeleição.
- Eduardo Paes (PSD) – 54 anos, Ele é o atual prefeito, eleito em 2020. Antes disso, ocupou o cargo por outros dois mandatos: de 2009 a 2016. Paes elegeu-se vereador e deputado federal antes de concorrer à prefeitura pela primeira vez. No segundo mandato do prefeito César Maia, foi nomeado secretário de Meio Ambiente (2001-2002). Entre 2007 e 2008, foi secretário Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. Eduardo Cavaliere Gonçalves Pinto é o candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Paes. O deputado de 28 anos também é do PSD.
- Alexandre Ramagem (PL) – 52 anos, é deputado federal, eleito em 2022. Ele já foi delegado federal e diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro. Ramagem é mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (Usal), na Espanha. Amanda Brandão Paes Amerlau, conhecida como Índia Amerlau, é a candidata a vice-prefeita na chapa de Alexandre Ramagem. A deputada de 36 anos também é do PL.
- Tarcísio Motta (PSOL) – 49 anos, nascido em Petrópolis, é professor e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), deputado e candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Motta já concorreu a governador do Estado em 2014, mas não foi eleito. Em 2016, concorreu a vereador do município, sendo eleito pela primeira vez a um cargo político. Em 2018, novamente concorreu a governo do RJ, mas não foi eleito. Em 2020, voltou a concorrer a vereador, sendo eleito. Em 2022, concorreu a deputado federal e foi eleito. Renata Souza é a candidata a vice-prefeita na chapa de Tarcísio Motta. Renata da Silva Souza, 42 anos, é jornalista e pós-doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2018, foi candidata a deputada estadual pelo PSOL e foi eleita. Em 2020, foi candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, mas não foi eleita. Em 2022, foi novamente candidata a deputada estadual, sendo eleita como a mulher mais votada do Estado.
- Carol Sponza (Novo) – 45 anos, ela já foi diretora jurídica do Partido Novo e já concorreu a deputada estadual e deputada federal pelo Rio de Janeiro. Advogada por formação, Ana Carolina também é mestre em Políticas Públicas, formada na Alemanha, onde trabalhou para o governo alemão auxiliando países em desenvolvimento. Alexandre de Oliveira Carneiro, conhecido como Popó, é o candidato a vice-prefeito na chapa de Carol Sponza. O aposentado de 60 anos também é do Novo. Ele já concorreu a vereador, mas não foi eleito.
- Marcelo Queiroz (PP) – 39 anos é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em economia e candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Progressistas (PP). A trajetória política de Queiroz começou em 2008, quando concorreu a vereador do Rio de Janeiro, terminando a disputa como suplente. Em 2010, concorreu a deputado estadual e também ficou como suplente. Em 2012, novamente concorre a vereador, sendo eleito pela primeira vez. Em 2014 e 2018 concorreu a deputado estadual e ficou como suplente. Já em 2022, concorreu a deputado federal e foi eleito. Teresa Bergher é a candidata a vice-prefeita do PP na chapa de Marcelo Queiroz. Maria Teresa Bergher, 76 anos, foi vereadora do Rio de Janeiro entre 2004 e 2016. Em 2018 foi candidata a deputada federal, ficando como suplente. Em 2020 concorreu novamente a vereadora, sendo eleita novamente ao cargo que exerce atualmente.
- Rodrigo Amorim (União Brasil) – 45 anos é advogado formado pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (FBCJ), deputado estadual e candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo União Brasil (UNIÃO). A trajetória política de Amorim começou em 2010, quando se candidatou a deputado federal, terminando a disputa como suplente. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro, mas não foi eleito. Em 2018, concorreu ao cargo de deputado estadual e foi eleito. Em 2022, foi reeleito para a assembleia. Fred Pacheco é o candidato a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Amorim. Frederico Augusto Cruz Pacheco, 49 anos, foi eleito deputado estadual pelo em 2022. O candidato também já concorreu ao cargo de vereador pelo em 2012, mas ficou como suplente.
- Cyro Garcia (PSTU) – 69 anos, natural de Manhumirim, Minas Gerais, foi um dos fundadores da seção regional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro. Ingressou no atual partido, o PSTU, ainda na década de 1990. Assumiu, como suplente, o mandato de deputado federal em 1993. Ocupou o cargo por 10 meses. Foi um dos fundadores e secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), presidente do Sindicato dos Bancários e membro da Direção Nacional da Organização Convergência Socialista. Paula Andreia Almeida Falcão é a candidata a vice-prefeita na chapa de Cyro Garcia. A professora de 34 anos também é do PSTU. Essa é sua primeira eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
- Juliete Pantoja (UP) – 34 anos é a candidata da Unidade Popular (UP) à prefeitura do Rio de Janeiro. Pantoja já tentou concorrer a vereadora de Duque de Caixas, mas a candidatura foi considerada inapta. Em 2020 concorreu novamente a vereadora do município, mas não foi eleita. Em 2022, foi candidata ao governo do Rio de Janeiro, mas também não foi eleita. Benevides Camelo é o candidato a vice-prefeito na chapa de Juliete Pantoja. Vinicius Benevides dos Santos Conceição, 47 anos, é técnico em edificações. O candidato já concorreu a vereador do Rio de Janeiro em 2020, mas não foi eleito.
- Henrique Simonard (PCO) – 26 anos, é o candidato do Partido da Causa Operária (PCO) à prefeitura do Rio de Janeiro. Simonard é estudante de Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e jornalista, conforme declarou ao TSE. O candidato já concorreu a outras eleições, inclusive para prefeito, mas não foi eleito em nenhum dos pleitos. Caetano Albuquerque é o candidato a vice-prefeito na chapa de Henrique Simonard. Caetano Albuquerque Sigiliano, 31 anos, já tentou concorrer a vice-prefeito em 2020 e a deputado federal em 2022, mas as candidaturas foram consideradas inaptas.