Restaurante ocupa vagas de estacionamento e causa indignação

Administração proibiu a utilização de vagas sem autorização

Uma polêmica invadiu as redes sociais neste fim de semana. Uma foto publicada no Facebook, em que um restaurante ocupou quatro vagas de estacionamento na quadra 210 Sul, provocou grande repercussão. Com cones e faixas, o Universal Dinner ocupava o local toda quinta-feira, entre 18h e 23h. A iniciativa incomodou muita gente.

A foto provocou muitas críticas e também apoio. A chef Mara Alcamim, responsável pelo evento, se manifestou também pelo Facebook. Segundo ela, o uso das vagas era autorizado pelo Detran. Ela disse ainda que, em 18 anos, nunca teve problemas com vizinhos. Com a polêmica, ela preferiu interromper o evento. A chef afirmou que, com o fim do evento, pelo menos seis funcionários terão de ser demitidos.

O GDF afirmou que o restaurante não tem todas as licenças para que o evento seja realizado. Após a polêmica, a Administração de Brasília proibiu a utilização de estacionamentos sem autorização para eventos. O administrador Igor Tokarski explicou que, para esse tipo de evento, é necessário ter a licença eventual. "A proprietária tinha autorização do Detran, mas era apenas um dos requisitos. Há uma lei e um decreto regulamentador para assegurar a integridade de quem frequenta o evento", disse. O administrador garante que esse tipo de evento, assim como, por exemplo, os foods trucks, devem ser valorizados, pois trazem inovação para a cidade. No entanto, é preciso seguir as normas. "A administração se coloca ao lado do setor produtivo. Na interrupção de uma via é preciso se atentar à lei. O processo se inicia na administração, mas são necessários documentos de outros órgãos, como o Detran e a Agefis. Em alguns casos, do Corpo de Bombeiros. Criamos um grupo de trabalho para acelerar esse processo de desburocratização", completou.