Relatório da Novacap de 2011 apontou problemas no viaduto que desabou

Questionado, governador Rodrigo Rollemberg disse não saber do documento

Um relatório da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) apontou, em 2011, a necessidade imediata de “obras de reforço e readequação” no viaduto sobre a Galeria dos Estados, que desabou no início de fevereiro deste ano.

O documento faz parte de um convênio assinado, no valor de R$ 4,1 milhões, entre a Novacap e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) para a elaboração de um projeto de execução e recuperação de pontos e viadutos.

Já em 2013, o então presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) Fauzi Nacufr Júnior recebeu dos Correios um ofício sobre deformidades estruturais nos imóveis da Galeria dos Estados. Uma unidade da estatal chegou a ser transferida do local por causa dos problemas.

No ano passado, um novo alerta foi feito também pelo departamento técnico da Novacap. Mais uma vez foi feita a recomendação de que os viadutos da Galeria dos Estados precisavam de obras urgentes de reforço e readequação desde 2014.

Nesta quarta (28), o governador Rodrigo Rollemberg afirmou que não sabia desse relatório da Novacap feito em 2011. Rollemberg apontou ainda que, todas as vezes que o seu governo teve acesso à informações de que estruturas necessitavam de obras urgentes, as providências foram tomadas.