Relator de projeto sobre coleta seletiva de remédios usará dados de pesquisa do IFAL

Marx Beltrão avaliou dissertação de mestrado como de grande interesse para a cadeia farmacêutica

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, participou nesta sexta-feira (10) da banca de avaliação da dissertação de mestrado da pesquisadora Katty Silveira. O trabalho é o primeiro concluído no mestrado em Tecnologias Ambientais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e abordou o tema da logística reversa de medicamentos, ou popularmente chamada de coleta seletiva de remédios.

Marx Beltrão é o relator do Projeto de Lei nº 2121/2011 da Câmara dos Deputados, que trata da questão em nível nacional. E considerou a pesquisa da mestranda como fundamental para a relatoria da matéria que será apreciada pelo Congresso Nacional.

O estudo de Katty Silveira catalogou 14 projetos de lei em tramitação no Congresso sobre o assunto. Todas estas propostas foram apensadas, ou seja, unidas ao Projeto nº 2121/2011, que terá relatoria do parlamentar alagoano. A meta dos projetos são, em geral, instituir práticas que façam com que os remédios sem uso, ou suas sobras, sejam coletados e destinados para tratamento adequado, evitando descarte inadequado no meio ambiente.

O trabalho da pesquisadora Katty Silveira apresenta diversas sugestões para o tratamento do tema no Brasil. Entre estas, a dissertação de mestrado sugere que drogarias, farmácias de manipulação, farmácias veterinárias e farmácias públicas disponibilizem coletores específicos para recolhimento dos resíduos de medicamentos, sejam vencidos, inservíveis e ou avariados. A pesquisa também sugere que profissionais de saúde, que por ventura de sua atuação clínica distribuam amostras grátis de remédios, sejam obrigados a oferecer estes mesmos coletores.

Pesquisadora Katty Silveira apresentou dissertação de mestrado sobre coleta seletiva de medicamentos. Foto: Divulgação

“Este Projeto de Lei é de grande interesse de toda a cadeia que trabalha com a produção e a comercialização de medicamentos no Brasil, assim como também das autoridades de saúde. O trabalho desta pesquisadora do IFAL será fundamental para a relatoria do Projeto que estamos realizando. Vou levar os resultados desta pesquisa para a Brasília, porque se trata de um trabalho consistente, que traça um panorama amplo sobre o assunto em termos nacionais e mundiais” afirmou Marx Beltrão, por meio de sua assessoria de imprensa.