Ranking de melhores parlamentares: PT só aparece em 154º

No topo estão Adriana Ventura (Novo-SP); Alex Manente (Cidadania-SP) e Efraim Filho (PL-PB)

A edição 2026 do Prêmio Excelência Parlamentar, do Ranking dos Políticos, entregue nesta quarta-feira (27), em Brasília, escancarou o enfraquecimento do PT entre os congressistas mais bem avaliados do país.

A primeira petista a surgir no ranking geral foi a senadora Tereza Leitão (PE), apenas na 154ª colocação, um desempenho distante do topo dominado por parlamentares da direita e centro.

A liderança do ranking geral, que reúne deputados e senadores, ficou com a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), seguida do deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) e do senador Efraim Filho (PL-PB).

A avaliação considera critérios como presença em votações, qualidade da produção legislativa, uso de verbas de gabinete, articulação parlamentar, posicionamento em pautas ligadas ao combate à corrupção e aos privilégios, além da análise de processos judiciais e gastos públicos.

O Top 10 da premiação ficou composto por:

  1. Deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP);
  2. Deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP);
  3. Senador Efraim Filho (PL-PB);
  4. Deputado federal Lucas Redecker (PSD-RS);
  5. Deputada federal Rosangela Moro (PL-SP);
  6. Deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP);
  7. Deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ);
  8. Deputada federal Any Ortiz (PP-RS);
  9. Deputado federal Mendonça Filho (PL-PE);
  10. Deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS).

Veja aqui o ranking completo.

Sair da versão mobile