Pontal do Peba está entre os pontos do Litoral Sul aptos para banho

A praia está entre os 41 pontos do litoral próprios para banho

O mapa de balneabilidade da costa alagoana já está disponível para a população a partir desta sexta-feira (3). Dos 61 pontos monitorados esta semana, 41 são considerados próprios e 20 impróprios para banho. O relatório foi divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com base no que determina a resolução n° 247 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).  

Produzidas pelo Laboratório de Estudos Ambientais, as coletas foram realizadas no dia 29 de setembro, quando não houve nenhuma incidência de chuvas nas regiões. A medida garante que não haja influência na qualidade da água nos locais analisados.

Em Maceió, os números apresentados permaneceram os mesmos. São apenas oito trechos próprios para banho, dos 20 locais monitorados pelo IMA. As regiões do Pontal da Barra, Cruz das Almas, Guaxuma, Garça Torta e Ipioca são alguns dos pontos indicados para os banhistas.

Já no Litoral Norte do Estado, entre os municípios de Paripueira e Maragogi foram analisados 22 pontos de coleta, sendo 18 deles próprios para banho. O trecho de Sonho Verde, Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi podem ser destacados como os melhores locais para a população e os turistas.

Outro trecho que manteve a condição de balneabilidade foi o Litoral Sul. Nesta semana, 17 locais foram identificados como próprios para os banhistas, entre eles Pontal do Peba, Feliz Deserto, Duas Barras, praia do Gunga, Barra de São Miguel e praia do Francês.

Os critérios de classificação quanto aos trechos próprios e impróprios são determinados pelos índices de coliformes fecais. De acordo com a resolução do Conama, o parâmetro é estabelecido com base nas condições em 80% dos resultados encontrados em cinco amostras consecutivas, além da presença de mais ou menos 1000 NMP (Números Mais Provável) de coliformes fecais por 100mL da amostra de água coletada.