Polícia Civil deflagra operação para combater grilagem de terra pública

Na mira estão suspeitos de grilagem de terra no Lago Sul

A Polícia Civil do DF deflagrou, na manhã desta sexta-feira (22), a Operação Sacerdote. Na mira estão suspeitos de grilagem de terras públicas no Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco, no Lago Sul. São cumpridos sete mandados de prisão temporária, cinco de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão.

A ação teve a participação de equipes da Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema). 

Agentes estiveram na Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), de onde levaram uma pasta verde.  Documentos e dinheiro também foram apreendidos em endereços no Plano Piloto, lagos Sul e Norte, Park Way, Cruzeiro, Vicente Pires, Águas Claras e Taguatinga.

Segundo a polícia a quadrilha cometeu crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, tráfico de influência, advocacia administrativa e corrupção ativa. De acordo com a delegada Marilisia Gomes, chefe da Dema, os acusados fizeram promessas de vantagens ilícitas a servidores para a aquisição e posse de terrenos públicos, pertencentes ao Governo do DF, e localizados em área nobre e de proteção ambiental permanente.

Segundo a investigação, o servidor público Gustavo Adolfo Moreira Marques, aposentado do Tribunal de Contas do DF, que estava lotado na Terracap, e um ex-servidor lotado na Administração do Riacho Fundo I fazem parte do esquema criminoso. Este segundo foi exonerado após operação realizada em julho pela Polícia Civil. Segundo a polícia, ele participou de vendas de alvarás e de cartas de Habite-se.