PF apura suposta aquisição superfaturada de camas hospitalares no Tocantins

Segundo os órgãos de controle, a aquisição fraudulenta pode ter superestimado o valor em R$ 7 milhões

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU) para apurar suposta fraude na aquisição de 590 camas hospitalares pelo Governo do Estado do Tocantins.  Foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão em Palmas, Tocantins e na capital de São Paulo.

Segundo apurado pelo Tribunal de Contas da União e pela CGU, a Secretaria Estadual de Saúde conduziu processo licitatório cujo objeto de compra apresentava valor 227% maior que o praticado pelo mercado, incluindo a  própria empresa vencedora da licitação.

A ação de hoje objetiva encontrar novas provas da contratação fraudulenta, além de verificar a efetiva entrega dos bens adquiridos e o suposto pagamento de vantagens indevidas. Para os órgãos de controle, o prejuízo causado pela pasta está orçado em R$ 7 milhões.

Caso seja comprovada a fraude, os suspeitos responderão pelos crimes de fraude a licitação e peculato. Juntas, as sanções previstas podem chegar a 16 anos de prisão.

O nome da Operação Cama de Tut faz referência ao luxuoso leito do faraó Tutancâmon, pois as camas hospitalares adquiridas no processo são um dos modelos mais requintadas do mercado.