Pernambuco detalha esquema de mobilidade para a Copa do Mundo

Ônibus, metrô e BRT serão opções além da caminhada pela Fan Walk até o estádio

Metrô, BRT e estacionamentos periféricos serão as principais formas de acesso à Arena Pernambuco durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (20), representantes do governo do estado detalharam o plano de mobilidade para os cinco dias de jogos e destacaram a importância do uso do transporte público coletivo e a necessidade de uma divulgação intensa sobre as opções existentes, já que 59% dos torcedores que vão aos jogos são estrangeiros.

?Uma de nossas mais importantes missões é diminuir a pressão no metrô. Por isso, fizemos uma melhor distribuição dos torcedores por modal. O que o metrô perdeu será distribuído em outros, como o BRT?, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Pernambuco, Ricardo Leitão.Se, durante a Copa das Confederações, os trens concentraram 58% das pessoas que iam ao estádio, este ano o governo prevê que o índice caia para 33%. Estão sendo esperadas 200 mil pessoas para os cinco jogos realizados no local.

Para desafogar o  metrô, uma das principais alternativas será o Bus Rapid Transit (BRT), sistema de transporte em implantação na cidade do Recife e que irá trafegar pelo novo acesso rodoviário à Arena Pernambuco, por meio do Ramal Cidade da Copa ? e não pela BR-408, onde não se pode realizar embarque e desembarque, sob risco de multa e reboque garantidos por lei. A expectativa é de que 13% do total de torcedores por jogo use esse novo sistema.

Outra maneira de diminuir, não apenas o fluxo de pessoas no metrô, mas também o de veículos nas ruas, é a adoção do ponto facultativo nos dias das partidas. Decretada pelo governo do estado e pela prefeitura do Recife, a medida deve receber adesão de outras entidades, como as universidades. Além disso, dois dos cinco jogos disputados em Pernambuco coincidem com o feriado de São João, festa tradicional no Nordeste e período em que muitas famílias viajam para o interior, deixando mais vazios o transporte público e as ruas da capital.

Ônibus circulares

Com tarifas que variam de acordo com o modal escolhido, o esquema de mobilidade inclui o uso de pulseiras. Cada modal terá uma pulseira de cor específica e ela dará direito ao uso dos ônibus circulares que deixam os torcedores a uma distância média de 600m do estádio. As pulseiras garantem, ainda, o retorno dos torcedores pelo mesmo ponto em que chegarem à arena. Só as pessoas que apresentarem o Bilhete da Copa poderão adquirir as pulseiras.

A exceção é para os usuários do BRT, que não precisarão utilizar o circular, pois o ponto de embarque e desembarque já é próximo da arena. De qualquer forma, os torcedores que optarem por esse modal também terão a pulseira que garantirá a volta. ?Assim como nos outros modais, haverá totens de 7 metros iluminados com a cor das pulseiras, sinalizando à distância qual o ponto de embarque e desembarque?, disse Leitão.

Clique aqui para baixar o baixar o PDF com mais informações sobre o plano de mobilidade do governo de Pernambuco.

Confira o detalhamento de acesso por cada modal:

METRÔ (pulseira vermelha)

Mesmo com a diminuição da quantidade de pessoas que irão utilizar o metrô para acessar a arena, ele continua sendo um importante modal para os dias de jogos. Nesse caso, os torcedores devem dar preferência às estações onde haverá serviço especial para a Copa, que inclui sinalização, atendimento feito por voluntários e pontos de compra do Bilhete da Copa (que dá direito à pulseira). São sete as estações especiais: Aeroporto, Tancredo Neves, Antônio Falcão, Joana Bezerra, Recife, TIP (Rodoviária) e Camaragibe. Por meio delas, os torcedores devem seguir para desembarque na estação Cosme e Damião, onde está sendo finalizada a construção de um Terminal Integrado (TI), que dará mais conforto aos passageiros. É lá que os torcedores irão embarcar nos ônibus circulares com destino à Arena Pernambuco.

?Na Copa das Confederações nós só contávamos com a estação, que terminava ficando cheia. O TI Cosme e Damião, no entanto, vai facilitar essa circulação?, explicou o secretário extraordinário de Copa do estado. A previsão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é de que o intervalo entre os 24 trens utilizados nos dias de jogo seja de cinco minutos.

Os torcedores que optarem pelo metrô irão pegar os circulares exclusivamente na estação Cosme e Damião. Para este modal, o Bilhete da Copa custa R$ 7,50 (tarifa do metrô + ônibus circular). A exceção é para os bilhetes vendidos na entrada da passarela do Aeroporto (que dão acesso ao TI Aeroporto, uma das estações especiais), que serão vendidos a R$ 8,05.

Apenas no primeiro jogo, a partida entre as seleções da Costa do Marfim e do Japão, às 22h, haverá uma operação especial. ?Organizamos essa operação, pois a partida termina à meia-noite, enquanto as estações do metrô fecham às 23h?, explicou a secretária-executiva da secretaria das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna. ?Dessa forma, das 23h às 2h, só estarão abertas para desembarque e integração com o Sistema Estrutural Integrado (SEI) as Estações Recife e Aeroporto ? as demais só abrem para desembarque?, completou. Do TI Recife sairão ônibus até o terminal do bacurau no Cais de Santa Rita. Já do TI Aeroporto, os ônibus seguem para o setor hoteleiro de Boa Viagem.

Até o início da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, o metrô do Recife deve contar com uma nova sinalização e também com um aplicativo para auxiliar os torcedores com informações em várias línguas.

BRT EXPRESSO COPA (Pulseira laranja)

Para o BRT Expresso Copa Norte-Sul, com menos concentração de torcedores, serão utilizados quatro ônibus. Nesse caso, os interessados devem adquirir o Bilhete da Copa no TI PE-15 e trocar pela pulseira laranja, seguindo até a rua do Sol, no centro do Recife. Lá os passageiros acessam a Estação Guararapes, onde irão embarcar no BRT Expresso Copa Leste-Oeste, que conta com 46 ônibus fazendo o acesso diretamente à arena, sem paradas na avenida Caxangá.

Os Bilhetes da Copa também estarão sendo vendidos na Estação Guararapes e na Estação Derby, dois pontos de embarque para o trecho Leste-Oeste. Eles custam R$ 5,00 e garantem a volta dos torcedores pelo mesmo ponto em que desembarcarem na ida. Cada estação do BRT tem capacidade para 300 pessoas.

Estacionamentos periféricos

Com o estacionamento da Arena Pernambuco sendo utilizado pela FIFA, a alternativa do governo do estado foi investir em estacionamentos periféricos. Além do Parqtel (pulseira amarela), que já funcionava perto da arena no ano passado e oferece 2.500 vagas, este ano o torcedor vai contar com mais duas opções. Juntos, os três estacionamentos devem representar 44% do fluxo de passageiros com destino aos jogos.

No Parqtel, o valor do estacionamento é de R$40 e o transporte até a Arena Pernambuco será feito por 44 ônibus convencionais urbanos. A pulseira amarela, que dá direito a ida e volta do estádio por esses ônibus, custa R$5.

O estacionamento do Cordeiro (pulseira verde) terá capacidade para 1.100 veículos e de lá sairão 103 ônibus convencionais urbanos para a arena. A vaga no estacionamento também custa R$ 40 e deve ser comprada com antecedência pelo site  www.estacionamentocordeiro.com.br.Nesse caso, o valor da pulseira é R$ 12 por pessoa. O estacionamento funcionará entre 5h antes e 2h depois das partidas.

Com igual período de operação, do estacionamento do shopping RioMar (pulseira azul) sairão até 200 ônibus rodoviários fretados, com ar-condicionado e com capacidade para levar até 8 mil torcedores até a Arena Pernambuco. A passagem começará a ser vendida no dia 22 de maio na entrada principal do shopping ou no site www.ingressofacil.com.br. As vendas serão encerradas 24h antes de cada jogo e cada torcedor pode adquirir no máximo cinco passagens por partida. Antes de embarcar, ele deverá trocar o bilhete da passagem pela pulseira e apresentar o ingresso do jogo do dia. O valor do estacionamento é R$6 e a pulseira, para acesso ao ônibus, custa R$40.