Operadoras se unem e Brasília pode ter o primeiro 5G do Brasil
Vencedoras da principal faixa do leilão, Claro, Vivo e Tim criaram a Siga Antenado para atuar em conjunto na liberação do sinal
As operadoras Claro, Vivo e Tim se uniram para dar início aos ajustes finais para a faixa de 3,5 gigahertz da tecnologia 5G em Brasília, que deve ser a primeira cidade do país a ter a nova tecnologia em funcionamento.
Grande vencedoras do leilão, as operadoras criaram a Siga Antenado para atuar conjuntamente nessa liberação, que precisa de novos equipamentos como filtros de proteção para evitar conflito com a transmissão da TV parabólica.
De acordo com o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, a instalação dos filtros já começou e serão instalados 110 dispositivos. “A gente vem trabalhando para terminar isso no mês de junho, mas não temos absoluta convicção, porque essa dificuldade aparece quando vai a campo instalar o filtro”, explicou.
Concomitantemente à instalação dos filtros, as operadoras começaram a distribuição e instalação de kits de recepção do sinal das parabólicas.
Apenas após a instalação de toda essa infraestrutura, o Siga Antenado pode solicitar a ativação do sinal junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estima a entrada em operação para o mês de julho.
A capital federal foi escolhida para dar o pontapé inicial do 5G, segundo as operadoras, devido à menor necessidade de equipamentos em comparação a outras capitais.