Operação prende policiais suspeitos de extorsão no Rio de Janeiro

Grupo criminoso extorquia pessoas envolvidas em atividades ilícitas, como vendedores de mercadorias piratas

Uma operação deflagrada nesta quinta (30) prendeu 28 pessoas, entre elas 16 policiais civis, suspeitas de extorção no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), o grupo criminoso liderado por policiais extorquia dinheiro de vendedores de mercadorias piratas, ambulantes, postos de gasolina, bingos, donos de veículos clonados e comerciantes que realizavam alguma atividade ilícita.

De acordo com as investigações, o alto escalão da organização criminosa era denominado “administração” e era comandado pelo Rodrigo Sebastian Santoro Nunes e o chefe do setor de investigações Delmo Fernandes Baptista Nunes. O delegado Thiago Luis Martins da Silva também fazia parte do esquema.

Segunda fase da Operação Quarto Elemento, a ação tinha como objetivo cumprir 48 mandados de prisão contra os membros do grupo. Entre os envolvidos estão 24 policiais civis, seis policiais militares, dois bombeiros e um agente penitenciário. Os demais suspeitos eram pessoas que atuavam como informantes ou ajudantes dos policiais.

A organização atuava na identificação de indivíduos infratores da lei para que então pudessem extorqui-los. A promessa era de que, com o pagamento, os infratores não seriam presos ou teriam suas mercadorias apreendidas. O grupo ainda ameaçava aqueles que não pagassem e até agredia as vítimas. Alguns dos envolvidos chegaram a revender objetos apreendidos.