Obras de Vinícius de Moraes são disponibilizadas em acervo digital gratuito

Além de ajudar a preservar documentos originais, o projeto democratiza o acesso do público às obras

A Fundação Casa de Rui Barbosa disponibiliza, a partir desta quinta-feira (27), todo o acervo das obras do poeta Vinicius de Moraes. O trabalho do renomado escritor foi digitalizado e pode ser acessado gratuitamente no site do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da fundação.

A Casa de Rui Barbosa abriu o arquivo de Vinicius em 1992, mas o material só podia ser consultado de forma presencial. A VM Cultural, empresa criada pelos filhos do artista, digitalizou as obras para democratizar o acesso e ampliar as possibilidades de pesquisa.

Até 1987, o acervo com mais de 11 mil documentos originais estava sob a guarda das irmãs de Vinícius, Laetitia e Lygia de Moraes, na casa da família, no bairro da Gávea. Neste ano, o material foi doado ao Arquivo-Museu da Casa de Rui Barbosa.

Acervo Digital Vinicius de Moraes/Direitos reservados

O projeto de digitalização foi desenvolvido pela neta do poeta, Julia Moraes, e pelo sobrinho-neto, Marcus Moraes. Para os dois, há dois objetivos, a preservação dos documentos e ampliação do acesso do público ao rico material deixado por Vinicius.

Além das obras mais famosas, o acervo também conta com dados desconhecidos do público. Destacando-se o processo criativo do poeta até a finalização de seus icônicos trabalhos. Os rascunhos e rabiscos iniciais das obras foram disponibilizados à consulta digital.