Museu de Arte de Brasília tem reforma autorizada pelo GDF

Abandonado, espaço de arte está fechado há mais de dez anos

Brasília está mais perto de recuperar um importante espaço cultural. A reforma do Museu de Arte de Brasília (MAB) foi autorizado pelo GDF nesta terça (24). O espaço estava fechado há dez anos por recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

“Esta obra tem caráter simbólico grande para a nossa cidade, pois o MAB está fechado há dez anos e tem um acervo precioso de arte contemporânea”, disse o governador Rodrigo Rollemberg durante visita ao local.

O MAB terá um acervo permanente e receberá outras exposições que circulam pelo país, beneficiando não só os brasiliense como quem está de passagem pela capital. A previsão é de que o museu, que faz parte do programa de recuperação de espaços culturais do GDF, fique pronto em novembro de 2018.

Serão investidos R$ 7 milhões na revitalizarão do espaço. Os recursos são de financiamento do Banco do Brasil e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A empresa ganhadora da licitação para realizar a obra é a Engemil. 

O edifício vai passar por adequações à norma de acessibilidade, colocação de placas fotovoltaicas para geração de energia e climatização dos locais de exposição. Ainda estão previstas a construção de um laboratório para restauração, sala de triagem de obras e um local de quarentena caso alguma peça necessite.

Museu de Arte de Brasília

O edifício do MAB foi construído em 1960, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), para abrigar o Clube das Forças Armadas. Apenas em 1985, a construção passou a funcionar como um museu, por iniciativa da então Secretaria de Educação e Cultura.

Uma vistoria da Terracap apontou, em 1992, que o local não tinha condições para abrigar obras de arte. Mas só em 2007, o museu foi fechado por determinação do MPDFT. 

O acervo do MAB é formado por obras das artes modernas e contemporâneas de 1950 a 2001, caracterizadas pela diversidade de técnicas e materiais, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações.