MPF pede apuração de sumiço de indigenista e jornalista na Amazônia

Indigenista Bruno Araújo e jornalista Dom Phillips desapareceram na região do Vale do Javari (AM)

O Ministério Público Federal (MPF)  instaurou um procedimento administrativo para apuração do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips na região do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

Por meio de nota publicada na tarde de hoje (6), a Procuradoria da República no Amazonas informou que acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil.

Leia a íntegra da nota do MPF:

O Ministério Público Federal (MPF) foi informado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), na manhã de hoje (6), do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips na região do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

De acordo com as informações iniciais, o desaparecimento ocorreu no trecho entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte (AM).

A partir da comunicação, o MPF instaurou um procedimento administrativo para apuração e acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil. Esta última já confirmou ao MPF que conduzirá as atividades de busca na região, por meio do Comando de Operações Navais.

O MPF seguirá intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças pra assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas