MP acusa pré-candidato a governador do Maranhão de antecipar campanha
Josimar de Maranhãozinho fez propaganda eleitoral em encontro de prefeitos do PL
O Procurador Regional Eleitoral, Juraci Guimarães, ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) contra o pré-candidato ao governo do estado e deputado federal Josimar Cunha Rodrigues, o “Josimar de Maranhãozinho” (PL-MA) pela acusação de realizar propaganda eleitoral antes do prazo estabelecido na legislação eleitoral, ao reunir prefeitos maranhenses de seu partido.
Nas provas juntadas na ação, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho é considerado responsável por participar do evento “Encontro de Prefeitos do PL”, promovido no dia 3 deste mês de setembro, no qual contou com elevado nível de organização, bem como significativa aglomeração de pessoas e presença de elementos padronizados de propaganda eleitoral, destacando-se a afixação de engenhos publicitários com efeito de outdoor, balões com as cores do partido (PL), bandeiras, banners, adesivos e jingle.
Além disso, os conteúdos referentes ao encontro foram disponibilizados na rede social Instagram, inclusive com transmissão ao vivo, e contaram com interações virtuais que demonstram a ampliação e eficácia da propaganda eleitoral antecipada, tais como: “Meu governador tamos juntos nessa campanha 22 Rumo a vitória!”, “Pode contar comigo”, “Vamos com tudo meu futuro governador”.
Em vista disso, o MP Eleitoral requer a concessão de liminar para a remoção das publicações na rede social do pré-candidato, além da condenação, ao final, com aplicação de multa pela propaganda eleitoral antecipada. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPF no Maranhão)