Motoristas do Uber são agredidos por taxistas em Brasília

Grupo cercou três motoristas do Uber e os agrediu covardemente

Mais um caso de covardia e violência contra motoristas do aplicativo Uber foi registrado no Distrito Federal. Três homens foram cercados por cerca de 20 taxistas e agredidos neste domingo, próximo ao hotel abandonado, no Setor Hoteleiro Norte. Um deles teve um cassetete quebrado na cabeça e ficou muito machucado. Segundo a vítima, os agressores atacaram com paus, pedras e até facas.

As agressões foram filmadas por testemunhas. Policiais militares que estavam próximos ao local não intimidaram a ação dos taxistas. Cinco deles foram presos em flagrante e levados à 5ª Delegacia de Polícia (área central). Apesar da gravidade do fato, apenas assinaram um termo circunstanciado e foram liberados.

Alexandre Rodrigues, um dos motoristas agredidos, precisou levar pontos na cabeça após ser atingido por um cassetete. Segundo ele, a confusão começou após um colega avisar que havia sido ameaçado por taxistas no local. “Ele mandou um vídeo no grupo. Estávamos próximos ao local e decidimos sair. Eles entraram na frente e partiram para cima da gente, eu e um colega”, conta.

O motorista conta que avistou os policiais, por isso saíram com certa tranquilidades. “Estavam um pouco distantes da visão, não deu tempo de fazer alguma coisa. Havia faca, facão, canivete, pau, cassetete. Partiram para cima do carro e quebraram tudo. Alguns correram e a polícia foi atrás deles”, detalhou Rodrigues.

Na delegacia, os taxistas afirmaram que só começaram a briga afirmaram porque foram ameaçados. A vítima nega. “O vídeo diz tudo. Eles usaram esse argumento como uma forma de se defender. Como três companheiros vão agredir 20 taxistas. Eles vieram para cima da gente como já vêm fazendo”, lamentou.

Ainda segundo Alexandre Rodrigues, vários áudios de ameaças contra os motoristas do Uber estão circulando entre a categoria. “Dizem que vão matar, quebrar, destruir tudo. Eu vesti a camisa da parceria Uber e não vou desistir. Não somos bandidos. Prestamos um serviço para a sociedade com qualidade. Está todo mundo com medo de circular”, completou.

O presidente da Associação dos Taxistas, Elias Rodrigues, condena a violência, mas critica o trabalho do Uber, o que considera “pirata”. “Violência nunca. Somos educados, formados para não sermos agressivos, servir a comunidade da melhor maneira possível. O Uber chegou e o taxista deixou de ser um servidor para ser um bandido. Não somos. O Uber é pirata, não está regulamentado. Criamos leis para não serem cumpridas”, reclama.

Para Elias Rodrigues, a categoria não oferece os mesmos serviços porque o governo não deixa. “Cabe ao governo ditar que a categoria faça e dê oportunidade”, disse. Ele acredita que os motoristas do aplicativo fazem viagens mais longas e mais caras e quem aprova o serviço está recebendo “promoção gratuita”. “Fico triste em saber que a população prefere a pirataria”, completou.

Violência

Esta não é a primeira vez que motoristas do Uber são agredidos por taxistas. Em julho, um executivo acabou agredido ao ser confundido com um profissional do aplicativo. Em outra situação, dois passageiros foram coagidos por taxistas a descerem de um carro do Uber durante um engarrafamento provocado por manifestação da categoria. O motorista também foi ameaçado. 

Confira o vídeo: