Moradores divulgam vídeo onde Rollemberg garante regularização

vídeo foi feito na época da campanha para o Governo do DF

Moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada publicaram um vídeo no Facebook na época que Rodrigo Rollemberg era candidato ao Governo do Distrito Federal. 

No vídeo quando o governador percebe que está sendo filmado diz que fica feliz pois “ porque eu quero que todos os compromisso, tudo que eu disser aqui que seja gravado para que seja cobrado posteriormente”.

Na sequencia Rollemberg fala sobre o problema fundiário no Distrito Federal, “fruto de uma omissão de vários governos do Distrito Federal”. E esclarece que o problema de desapropriação das terras no DF não foi concluído.

No decorrer do vídeo o governador afirma que “esse aqui eu posso garantir para vocês que nós não vamos ensejar a derrubada de casa nenhuma, tá aqui, isso aqui tem que ser regularizado, isso é óbvio que tem, essa é uma questão de bom senso”.

Assessoria de imprensa do GDF disse que o governador não vai se pronunciar sobre o vídeo.

Agefis por meio de nota afirma que se trata de uma decisão judicial. Leia a nota:

Há uma decisão judicial e recomendação do Ministério Público que obrigam o governo de Brasília a realizar a desobstrução da área e a não permitir nenhuma edificação no local.  Na ação atual, a Agência de Fiscalização está promovendo a recuperação de áreas ocupadas apenas por casas em construção e não habitadas. 

Em 2009, o TJDFT determinou que o condomínio Estância Quintas da Alvorada não fizesse nenhuma edificação sob a pena de demolição e multa de R$ 1 milhão. Como essa sentença abrange, inclusive, as casas construídas no início da década de 90 e o local não está incluso no PDOT, as edificações desse condomínio não são passíveis de regularização. 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios tem exigido do Poder Executivo o cumprimento da decisão judicial e a coibição da implantação irregular dos loteamentos no local. Diante disso, resta ao governo de Brasília apenas a obrigação de fazer a recuperação das áreas públicas. Qualquer decisão alternativa tem de passar pelo âmbito da justiça.

Mesmo depois da manifestação desta manhã, prosseguem as derrubadas no local. 

Veja o vídeo