Ministério estuda a 4ª dose, mas ainda não avalia sua aplicação, diz Queiroga

Ministro observa que número de casos é muito maior, mas os óbitos, não

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (7), que aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 está sendo analisada pelo ministério mas por enquanto está fora de cogitação.

“A área técnica tem discutido isso, a secretária Rosana conversou comigo na sexta-feira passada e disse que o grupo técnico ainda não avalia aplicar essa quarta dose nesse momento, mas, na prática, seria a dose de 2022”.

Queiroga ressaltou que há doses para a cobertura vacinal da população. “O que nós temos é doses para garantir que todas as doses necessárias que sejam recomendadas pelos técnicos sejam disponibilizadas para a população brasileira”.

O ministro também falou sobre o aumento de casos da doença em todo país e o resultado disso no sistema hospitalar. “Assistimos a um aumento dos casos nessa última semana. Uma maior pressão sobre o sistema hospitalar, mas o número de óbitos não é proporcionalmente grande em relação ao número de casos. Ou seja, o número de casos muito maior e os óbitos não tem crescido nessa proporção”.

Na última sexta (4), o Ministério da Saúde havia divulgado nota sobre aplicação da quarta dose. “Antes de avançarmos rumo a novas indicações no calendário do Plano Nacional de Operacionalizações (PNO), se faz necessário compreender o cenário epidemiológico com maior detalhamento quanto às hospitalizações, óbitos e infecções pela Covid-19 entre determinados grupos etários e sua relação com o status de vacinação (vacinados x não vacinados)”, diz trecho da nota.