Tramonte lidera disputa pela prefeitura de BH

Nome do Republicanos tem mais intenções de voto que o 2º e 3º somados

Pesquisa Quaest encomendada pelo Diário do Poder, divulgada nesta terça-feira (11), mostra vantagem do apresentador Mauro Tramonte (Republicanos) em todos os cenários estimulados, que é quando o eleitor escolhe entre os nomes apresentados pelo pesquisador.

O levantamento também captou cenário embolado na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor responde livremente em quem gostaria de votar. Neste cenário, há empate técnico entre todos os citados.

Os dados foram coletados entre 5 e 8 de junho deste ano. Foram realizadas 1.200 entrevistas, com margem de erro estimada em 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob número MG-00125/2024.

Na pesquisa espontânea, cinco nomes conseguiram pontuação. Fuad Nomam (PSD), 4%; Bruno Engler (PL), 3%; Rogério Correia (PT), 2%; Duda Salabert (PDT), 1%; Mauro Tramonte (Rep), 1%. Outros nomes somam 1%. O número de indecisos é de 87%. Branco/Nulo/Não pretende votar, 1%.

No cenário estimulado, Tramonte abre vantagem em relação aos outros nomes. Veja:

Mauro Tramonte (Rep): 25%
Bruno Engler (PL): 11%
João Leite (PSDB): 11%
Duda Salabert (PDT): 9%
Carlos Viana (Podemos): 9%
Fuad Noman (PSD): 9%
Rogério Correia (PT): 6%
Gabriel Azevedo (MDB): 2%
Bella Gonçalves (Psol): 2%
Ana Paula Siqueira (Rede): 1%
Paulo Brant (PSB): 1%
Luísa Barreto (Novo): 1%
Indecisos: 6%
Branco/Nulo/Não vai votar: 7%

A pesquisa também aponta vantagem de Mauro Tramonte contra todos os outros nomes em um eventual segundo turno. Veja os números:

Mauro Tramonte 49% x 24% Calos Viana

Mauro Tramonte 55% x 19% Bruno Engler

Mauro Tramonte 53% x 25% Fuad Noman

Mauro Tramonte 59% x 21% Duda Salabert

Mauro Tramonte 60% x 17% Rogério Correia

Conhecimento e voto

A pesquisa também quis saber o nível de rejeição dos candidatos.

Mauro Tramonte acumula o melhor desempenho, com 53% dos declarantes afirmando que conhecem o político e votariam nele. Bella Gonçalves (Psol) e Luísa Barreto (Novo) empatam como as mais desconhecidas do eleitorado, 83%. Bella Gonçalves também aparece como a menos rejeitada, 9%.

Gestão Fuad Noman

O levantamento Quaest/Diário do Poder também avaliou o desempenho do prefeito Fuad Noman.

Para 32% dos entrevistados, o governo é positivo. Outros 38% acham que a gestão é regular. Os que avaliam a gestão como negativa somam 18%. Não sabem/não responderam, 12%.