Em MG, empate técnico na espontânea mostra diferença de 2,2%
Na pesquisa estimulada, a vantagem do candidato do PT soma 7,8 pontos
Levantamento do Paraná Pesquisas em Minas Gerais, um dos maiores colégios eleitorais do País, com cerca de oitocentos municípios, revela empate técnico entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na versão espontânea de intenção de voto.
De acordo com a pesquisa espontânea, quando os entrevistas revelam intenção de voto consolidada, o pré-candidato petista a presidente soma 24,6% contra 22,4% do atual presidente da República. Com isso, a vantagem do petista soma 2,2 pontos percentuais.
Além do elevado percentual de definição de voto, o levamento mostra que grande parte do eleitorado não tem na cabeça um nome definido como seu candidato a presidente: 41,3% afirmam não saber em quem vão votar ou não responderam.
Nesse levantamento, Ciro Gomes (PDT) ocupa o terceiro lugar, mas muito distante, somando apenas 1,4%. Apesar de sua candidata ser improvável o nome do ex-juiz e ex-ministro da Justça Sergio Moro aparece em 4º lugar, com 0,3%.
Veja a pesquisa espontânea para presidente em Minas:
Já no levantamento estimulado, quando o entrevistado é confrontado com uma lista de pré-candidatos a presidente, o petista Lula amplia sua vantagem.
Nessa pesquisa estimulada, Lula aparece com 41,6% das intenções de voto, contra 33,8% de Bolsonaro. Nesse caso, o pré-candidato do PT mostra uma vantagem de 7,8% em relação ao principal adversário.
Entre os eleitores mineiros, Ciro Gomes segue em terceiro lugar com 6,2%, seguido de André Janones (Avante), que tem 2%, e João Doria (PSDB) com 1,3%. Os demais candidatos somam no máximo 1%.
No levantamento estimulado, apenas 4,5% adfirmam não saber ou não responderam, mas 7,7% afirmam não preferir qualquer dos candidatos ou prometem votar branco ou nulo.
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.680 eleitores de 78 municípios mineiros entre os dias 8 e 13 de maio: A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº 09255/2022.