Veja quem são os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte
Eleição municipal acontecerá nos dias 6 de outubro e 27 de outubro.
A eleição municipal da cidade de Belo Horizonte em 2024 ocorrerá nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno), com o objetivo de eleger um prefeito, um vice-prefeito e 41 vereadores responsáveis pela administração da cidade, que iniciar-se-á no dia 1º de janeiro de 2025 e encerrar-se-á no dia 31 de dezembro de 2028.
- Bruno Engler (PL) – coordenador do Movimento Direita Minas, dedicado à promoção do conservadorismo em Minas Gerais de 27 anos e elegeu-se deputado estadual em 2018 e em 2022. A vice é a militar reformada de 56 anos também é do PL, Claudia Araujo Romulado.
- Carlos Viana (Podemos) – 61 anos, atualmente é senador da República, eleito por Minas Gerais em 2018. O político é jornalista e já foi apresentador de televisão. A vice da chapa é Renata Rosa Viana Comini, 49 anos.
- Duda Salabert (PDT) – 43 anos, Ela elegeu-se vereadora da capital mineira em 2020, e, em 2022, foi escolhida como deputada federal por Minas Gerais. Ela também é professora de literatura do Colégio Bernoulli. O candidato a vice de sua chapa é professor Francisco Amorim Gontijo Foureaux, de 46 anos.
- Fuad Noman (PSD) – 77 anos, atual prefeito de Belo Horizonte, é um dos candidatos à prefeitura da capital mineira. Ele foi eleito vice-prefeito em 2020 e assumiu o cargo de prefeito em 2022, depois da renúncia de Alexandre Kalil. Noman é formado em Economia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub). Foi funcionário do Banco Central do Brasil e secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República na década de 1990. Álvaro Damião Vieira da Paz é o candidato a vice-prefeito na chapa de Fuad Noman. O jornalista e redator de 53 anos é do Partido União Brasil (União).
- Indira Xavier (UP) – 39 anos, é a candidata da Unidade Popular (UP) à prefeitura de Belo Horizonte. Em Minas Gerais, Indira concorreu ao governo pela UP em 2022, mas também não foi eleita. Geraldo Neres é o candidato a vice-prefeito na chapa de Indira Xavier. Geraldo Neres Francino, 61 anos, já concorreu a vereador de Belo Horizonte em 2020, mas não foi eleito.
- Lourdes Francisco (PCO) – 62 anos, é professora de ensino fundamental e candidata do Partido da Causa Operária (PCO). Em 2016, concorreu ao cargo de vereadora de Grão Mogol, em Minas Gerais, terminando a disputa como suplente. Em 2022, foi candidata ao governo de Minas Gerais, mas não foi eleita. Marília Garcia é a candidata a vice-prefeita na chapa de Lourdes Francisco. Marília Garcia Domingues, 28 anos, é estudante e já foi candidata a deputada federal e a prefeita de Belo Horizonte, mas não foi eleita em nenhum dos pleitos.
- Mauro Tramonte (Republicanos) – 63 anos, é bacharel em direito e jornalista. Tramonte possui uma extensa e reconhecida carreira como apresentador de programas jornalísticos de Minas Gerais. A sua trajetória política iniciou em 2018, quando foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2022 para mais um mandato. Luisa Barreto é a candidata a vice-prefeita na chapa de Mauro Tramonte. Luisa Cardoso Barreto, 40 anos, é filiada ao NOVO e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro. A candidata é ex-secretária de Planejamento e Gestão de Belo Horizonte. Em 2020, concorreu à prefeitura da capital, mas não foi eleita.
- Wanderson Rocha (PSTU) – 49 anos, é pedagogo e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra e professor da rede de ensino municipal de Belo Horizonte. Wanderson já concorreu duas vezes a vereador da capital mineira, concorreu a deputado estadual, a prefeito e a deputado federal, mas não foi eleito em nenhum dos pleitos. Andréa Ferreira é a candidata a vice-prefeita na chapa de Wanderson Rocha. Andréa Carla Ferreira, 53 anos, é professora e filiada ao PSTU. Pelo partido, concorreu a vereadora e deputada federal mais de uma vez, mas não foi eleita em nenhum dos pleitos.
- Rogério Correia (PT) – 66 anos é atualmente deputado federal pelo PT, sendo esse seu segundo mandato. Entre 2010 e 2018 foi deputado estadual. Em 2018, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Bella Gonçalves é a candidata a vice-prefeita na chapa de Rogerio Correia. Isabella Gonçalves Miranda, 35 anos, é deputada estadual e filiada ao PSOL. Em 2016, foi candidata a vereadora de Belo Horizonte, mas terminou a disputa como suplente. Já em 2020, concorreu novamente ao cargo e foi eleita. Em 2022, conseguiu a reeleição.