Mesmo sem Pinto da Madrugada, Maceió terá prévias e carnaval

Liga Carnavalesca fortalece prévias que começam neste domingo

Apesar do choque da decisão dos dirigentes do Bloco Pinto da Madrugada de deixar de desfilar nas tradicionais prévias carnavalescas da capital alagoana em 2017, a Liga Carnavalesca de Maceió não permitirá que um eventual sentimento de luto ofusque a alegria presente nos fins de semana que antecedem o carnaval. Uma extensa programação está garantida e reforça a capital de Alagoas como porta de entrada para a Folia de Momo no Nordeste.

A abertura das prévias acontece neste domingo (22), na Ponta Verde, das 10h às 16h, com o Carnaval de Edécio Lopes. E a programação completa do pré-carnaval e do carnaval de Maceió apresenta, além das atrações da noite de 17 de fevereiro no Jaraguá Folia, os eventos que garantirão a reunião de foliões no espaço ocupado há 17 anos pelo Bloco Pinto da Madrugada, no dia 18 de fevereiro.

Mas a programação prossegue até a terça feira de carnaval, no dia 28 de fevereiro, com três eventos que acontecerão graças ao patrocínio da iniciativa privada e do Governo de Alagoas, diante da impossibilidade alegada pela Prefeitura de Maceió de repassar de recursos para a Liga e para o Pinto da Madrugada, devido à crise econômica.

“A Liga entendeu que tinha que agradecer por tudo que o Pinto representa para o carnaval de Alagoas e se apropriar dessa capacidade de mobilização das famílias e visitantes, para manter essa tradição viva. Cada uma das seis orquestras previstas desfilará por quatro horas, homenageando o Pinto na manhã do fim de semana que antecede o sábado do Zé Pereira, mesmo local e horário onde tradicionalmente acontecia o bloco. Entendemos que se deixássemos essa peteca cair, não recuperaríamos mais nunca essa mobilização”, disse Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca de Maceió e filho do saudoso "Embaixador do Frevo", o radialista Edécio Lopes.

Dinho critica a falta de apoio financeiro da Prefeitura de Maceió, mas vê, este ano, mais coerência que em 2016, quando o prefeito Rui Palmeira (PSDB) não investiu nas prévias, mas realizou o Festival Maceió Verão. Este ano, não haverá os shows do festival, nem o apoio aos blocos, por falta de recursos. "O mínimo que se espera é a infraestrutura de banheiros químicos e organização de trânsito", concluiu Dinho Lopes.

NOVIDADES

As maiores novidades são os eventos da Orla da Pajuçara à Ponta Verde, como o bloco dos Amigos do Rei, com Patusco, o Bloco Samba de Nego, com sambistas, e mais 06 orquestras  que irão homenagear o Pinto da Madrugada.

As Pecinhas de Maceió também desfilarão no dia 18 de fevereiro, com trio elétrico e três bandas. E depois haverá a Turma da Rolinha, no início da tarde do sábado.

Além de tudo, uma orquestra fixa tocará de 9h ao meio dia, em frente à Barraca Pedra Virada, para animação dos adultos e um espaço infantil com bloquinho e passistas para as crianças que ficará entre as barracas Lopana e o Kanoa. 

Os Bailes tradicionais como o Vermelho & Preto, Seresteiros da Pitanguinha e Verde & Branco também fazem parte da programação da Liga Carnavalesca de Maceió. 

Veja a programação completa: