Mais de 73% dos municípios brasileiros não retomaram as aulas presenciais

Variante ômicron e aumento dos casos de Covid são razão para o atraso do retorno

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), publicado nesta sexta-feira (4), mostrou que 73,7% dos municípios brasileiros ainda não retomaram as atividades escolares de forma presencial.

A decisão de atrasar o retorno das aulas em classe ocorre em razão do aumento dos casos de Covid-19, após a chegada da variante ômicron ao país.

Os dados foram coletados junto a 1,8 mil prefeituras entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. De acordo com o estudo, os governos municipais aguardam a maior cobertura vacinal do público infantil a partir de cinco anos, alvo da campanha vigente do Ministério da Saúde.

Segundo a pesquisa, cerca de 10% das cidades sequer possuem uma previsão para o retorno das aulas presenciais, devido a situação epidemiológica local.

Vacinas

O documento mostra que 96% dos municípios já iniciaram a vacinar crianças entre cinco e 11 anos, mas que 20% deles sofrem com falta de doses pediátricas.

Na rede municipal pública de ensino, 21% das prefeituras devem cobrar o passaporte da vacina aos alunos para ingressarem às unidades escolares.

Outros 26,6% dos municípios já garantiram que não vão cobrar a apresentação do comprovante, enquanto 51% analisam a possibilidade da cobrança.